Buscar
  • Anna Flora Wilhelm

A Influência das Cores na Mensagem do Look

Atualizado: 14 de fev.

Cor é um elemento muito sensível visualmente, notamos rapidamente e com facilidade... to generalizando, eu sei que nem todos percebem as cores como são devido às deficiências visuais. Mas de qualquer forma, considerando que vivemos numa sociedade altamente visual e que roupa é imagem, as cores presentes nas roupas, acessórios, maquiagens (etc) influenciam diretamente na forma que o mundo nos lê.



Nesses três looks acima: o todo preto tem um nível de seriedade, sobriedade e discrição mais alto do que os outros dois; e o terceiro look a direita, com cores mais intensas, tem uma informação mais descontraída, divertida e despojada do que os outros. Nessas fotos o único elemento que muda é a cor, a modelagem e o comportamento corporal são os mesmos, já que as cores foram alteradas posteriormente num programa.


Geralmente quanto mais cor mais próximo das mensagens de diversão, despojamento, criatividade e, quanto menos cor, mais formal, sério, discreto fica o look.


Bora analisar esses três looks aí de cima: um look com acromáticos (preto, branco e cinza), como é o caso do primeiro, fica numa ponta da escala de seriedade, sobriedade e discrição, uma vez que acromáticos significam ausência de cor. O monocromático vermelho vem logo em seguida por conter apenas uma única cor, então ele apresenta um pouco mais de criatividade do que o look todo preto, mas ainda não tanto quanto o último look. O terceiro look conta com a presença de 5 cores: roxo, amarelo, vermelho, verde e azul, aqui as mensagens de diversão, criatividade, despojamento, dinamismo são mais fortes!





Claro que as informações são muito mais complexas e dependem de todo contexto. Não significa que não dê para ser séria com um look colorido ...






ou despojada num look monocromático ... Afinal, um look tem muitos elementos a serem considerados além da cor: textura, caimento, tecido, modelagem, composição....


aí nesse look a direita as modelagens mais larguinhas e a proporção das peças traz um ar mais despojado, e esse paetê do vestido-blusa quebra a seriedade, por exemplo.


Fora que a mensagem final de um look nunca é uma só, estilo pessoal é algo complexo, cheio de camadas... ninguém é só "criativo"ou só "elegante".


Aqui por exemplo eu atribuiria ao looks mensagens de criatividade, conforto e elegância.





E você, já pensou na mensagem que as cores das suas roupas estão passando para o mundo?


Um beeeeijo minha gente linda, até o próximo post!

Anna Flora Wilhelm

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo